ARTIGOS
ESTRATÉGIA - PRECISAMOS DELA?

Dirigir uma empresa no atual mundo globalizado é como pilotar um jato em meio a uma tempestade – é necessário que se tenha uma rota bem traçada para nos levar ao destino, que a tripulação toda esteja informada sobre a rota e excelentemente treinada para operar os equipamentos e lidar com os passageiros, e instrumentos que monitorem nosso avanço em relação ao objetivo.

Sem dúvida alguma, o sucesso é o destino buscado por toda organização empresarial que decide participar do jogo do mercado. E alguns dos indicadores que nos mostram se estamos ou não vencendo o jogo são a lucratividade e a participação no mercado.
De nada adianta a uma empresa deter 60% do mercado, ou mais, estando “dependurada” no banco – o risco de se perder o controle do negócio seria muito alto. Da mesma forma, alta lucratividade, mas com uma ínfima participação no mercado, indica que a empresa poderá ser comprada por outro ou simplesmente desaparecer ao perder sua já pequena parcela de clientes.

Assim, a estratégia é o caminho que, quando bem desenhada e, principalmente, quando implantada de forma disciplinada, leva a empresa ao sucesso.

Uma boa estratégia é aquela que faz com que a empresa atue em um ambiente onde prevaleçam, a seu favor, todas, ou o maior número possível, das seguintes condições:
- Altas barreiras de entrada, ou seja, é muito difícil alguém montar um negócio igual, ..como seria o caso de uma fábrica de freios ou de turbinas;
- Barreiras de saída baixas, em outras palavras, qualquer deslize ou desatenção pode ..tirar um concorrente do mercado;
- Pequena rivalidade, melhor dizendo, poucos concorrentes no mercado;
- Inexistência de produtos substitutos, não há alternativas economicamente viáveis e ..disponíveis, como é o caso do petróleo, até o momento; e
- Alto poder de negociação, ou seja, sua empresa é muito mais forte tanto comparada com os fornecedores quanto com clientes, podendo, portanto, impor preços.

Naturalmente que seria necessário uma equipe de ótimos profissionais para se conseguir atingir todas as condições acima, o que é praticamente impossível, mas se observamos empresas mundialmente bem sucedidas, como a Microsoft ou a Wal-Mart, notaremos que elas, através de bem elaborada estratégia, criaram, para si, um ambiente onde pelo menos parte das condições acima está presente em seu favor.
Sem estratégia a empresa também poderá chegar ao sucesso, mas serão necessários mais esforços, tempo e stress.