ARTIGOS
“A MESMA PRAÇA, O MESMO BANCO...

Tudo é igual, mas estou triste porque não tenho você perto de mim!” Assim cantava Ronnie Von, quando eu era criança. Assim cantam comerciais de alguns bancos hoje, derramando lágrimas de crocodilo.

Sempre gostei muito de música pois através dela aprendi muito! E sigo aprendendo, com novas ou antigas, vivendo provas e lembrando cantigas.

Ronnie Von cantava por um amor perdido, os bancos cantam buscando um cliente iludido.

Rara é a semana em que não recebo a ligação de um ou outro banco oferecendo seus serviços. O telemarketing fala de taxas especiais para empréstimos (como se os exorbitantes juros cobrados fossem uma dádiva ao cliente), fala de contas gerenciadas e outras vantagens, tentando atrair novos clientes.

Se estão ligando para mim, um humilde classe média, devem estar ligando para muitas outras pessoas também. Creio que sei uma das razões das ligações, já que atuo, profissional e comercialmente, há quase duas décadas, na mesma praça e com o mesmo banco, mas não me deixo levar pelas cantadas.

Reflitamos, leitores, e com sinceridade: você gosta de ir a um lugar onde, para começar, é sempre difícil estacionar ? E é claro, quanto mais carros ou quanto maior o seu carro, mais você interessa ao banco, mas mesmo assim poucos têm estacionamento e os que o têm, estão sempre lotados.

Depois de estacionar, você tem que passar, em muitos casos, por uma porta giratória, diante da qual você é obrigado a tirar vários pertences do bolso, quase se despindo em público. E o pior é que, depois de quase nu, a única coisa que poderá lembrar sexo será o estupro dos seus parcos rendimentos !

Bem, aí vem a fila. E se você trabalha com mais de um banco, você tem que passar por tudo o que descrevo em cada um deles. Imagine-se fazendo metade da sua compra em um supermercado, onde também foi difícil estacionar, mas não foi necessário se despir para entrar, e depois você ainda tem que ir ao outro supermercado para fazer a outra metade da compra. Quando você está na fila do caixa do supermercado, o gerente avista, atrás de você, um rico empresário. No supermercado ele, gerente, no máximo cumprimentará o endinheirado, mas no banco, com certeza, quem tem mais dinheiro é passado adiante de quem não tem tanto. Você se sente bem quando isto acontece ?
Ah! Dirão os bancos: “ Aqui você terá um gerente só para sua conta!”. Sim, geralmente esta é a pessoa que lhe telefona, tentando convencer você a abrir a conta, mas, uma vez aberta a conta, quando você liga para ele, ou ele está em reunião ou saiu a busca de outros iludidos, como você. E aí você fica esperando, enquanto um pingue – pongue telefônico é jogado com seus impulsos, até que algum funcionário venha lhe atender.

É por essas e outras que prefiro ficar na mesma praça, com o mesmo banco, para não trocar seis por meia dúzia e ainda Ter que voltar troco.